Reciclando vidas: a força de empreendimentos solidários na integração social pelo trabalho
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2015.916.06Resumo
O desemprego e a consequente multiplicação de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Brasil das décadas de 80 e 90 do século XX contribuíram para uma crescente importância da economia solidária e seu reconhecimento político- -institucional. Este sistema económico alicerça-se em práticas produtivas autogestionárias baseadas na participação e cooperação dos atores envolvidos, visando à satisfação das suas necessidades. O objeto de análise deste artigo é uma associação cuja missão consiste em integrar socialmente indivíduos por via do trabalho. Através de uma abordagem metodológica de cariz intensivo, caracteriza-se a organização por referência a uma tipologia de empreendimentos da economia solidária e demonstra-se o poder inclusivo do trabalho desenvolvido pela associação, que absorve mão de obra, qualificando-a e dignificando-a.
Palavras-chave: economia solidária, integração social, trabalho, catadores, Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Otra Economía o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Otra Economía acima explicitadas.