Ocupando o centro da cidade: movimento dos cortiços e ação coletiva

Autores

  • Charmain Levy Professora

DOI:

https://doi.org/10.4013/1812

Palavras-chave:

social movement, slums, collective action, urban poor, housing, Brazil

Resumo

Esse artigo analisa a ação coletiva do movimentode cortiços e dos sem teto do centro da cidadede São Paulo no período 1997-2000. Esse movimento mobilizou milhares de pessoas dos cortiços e sem teto durante a ocupação de prédios abandonados no centro da cidade. Nesse artigo vamos estudar os fatores econômicos, políticos e sociais dessas ocupações nesse espaço central da cidade – espaço sem história de mobilização coletiva ou de confronto político, numa época em que os movimentos urbanos priorizavam uma intervenção mais institucionalizada. Este artigo apresenta um quadro analítico diferente que identifica os fatores estruturais e da ação, sem ignorar as condições objetivas (econômicas) e as variáveis subjetivas (políticas e culturais). Na primeira parte apresentamos os fatores econômicos no contexto específico e situacional, e, no caso dos cortiços, as mudanças no contexto econômico-político e seu impacto na reconstrução do Estado-providência e para a população de baixa renda. Na segunda parte, exploramos as dinâmicas político-urbanas locais e suas práticas institucionais envolvendo as políticas de habitação e sua interação com os diferentes atores políticos – os quais condicionam as ações coletivas e a organização do movimento social. Finalmente, esse artigo estuda as características do movimento de cortiços e dos sem teto e como o confronto de outros movimentos sociais influencia o repertório, a estrutura e a ação dos movimentos populares urbanos.

Palavras-chave: movimento social, cortiços, açãocoletica, pobreza urbana, moradia, Brasil.

Biografia do Autor

Charmain Levy, Professora

Professora

Departamento de Ciencias Sociais

Presidente da Associaçao canadense de estudos em desenvolvimento internacional (ACEDI)

Publicado

2011-11-07

Edição

Seção

Economia Social e Solidária: experiências e sujeitos