A ECONOMIA SOLIDÁRIA E OS DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA OPORTUNIDADE SOLIDÁRIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.4013/1304Resumo
Este estudo buscou debater os elementos para a elaboração das políticas públicas de fomento à economia solidária. Como objeto empírico, analisou-se o Programa Oportunidade Solidária em São Paulo, entre 2001 e 2004. Observou-se que, mesmo sendo uma ação inserida em um rol de programas, articulados em uma estratégia racional de inclusão social e desenvolvimento local, foram muitos os desafios para a sua efetivação. No entanto, o grande mérito que teve a proposta do Programa Oportunidade Solidária foi ter inovado no sentido de inserir no campo das políticas públicas de trabalho e renda no município de São Paulo o fomento a práticas de protagonismo social e cooperativismo a um público extremamente carente e acostumado a ações assistencialistas e personalistas dos poderes públicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Otra Economía o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Otra Economía acima explicitadas.