Sobre a Revista

Foco e Escopo

Desde o início, a Rede de Pesquisadores Latino-americanos de Economia Social e Solidária (RILESS) é um projeto que procura desenvolver uma rede de pesquisadores latino-americanos que trabalham dentro de um marco plural, contribuindo para o desenvolvimento de projetos, intercâmbios e diversas formas de cooperação. Promovendo trabalhos multidisciplinares a fim de fortalecer as iniciativas coletivas de por outra economia, outra sociedade e outra política na América Latina.

Com esse objetivo, foi criado o website (www.riless.org) e posteriormente a criação da revista. Nós adotamos a tecnologia de revistas eletrônicas, porque a velocidade dos acontecimentos requer igualmente uma produção rápida que propicie uma produção científica coletiva de idéias em um espaço para o debate em torno dos conceitos e teorias.

Otra Economía é a primeira revista latino-americana de divulgação de pesquisas relacionadas especificamente da economia social e solidária, acrescentando o desafio de ajudar a ampliar o âmbito destas lutas sociais no campo acadêmico. Através desta publicação digital de freqüência semestral, pretendemos divulgar, discutir e ajudar a estimular a investigação crítica, teórica e empírica, sistematizando experiências e aprendendo com elas. Identificar e discutir questões relevantes para os movimentos sociais e forças democráticas que lutam por uma economia socialmente consciente e justa, priorizando a vida de todos sobre a acumulação de capital.

Esperamos nos estabelecer em um espaço democrático e pluralista de construção coletiva de marcos conceituais e informação rigorosamente produzida e apresentada que contribua para promover e apoiar o interesse e o envolvimento das organizações sociais, profissionais e acadêmicos nos diversos processos de construção de uma nova economia.

Isso implicará em participam nos confrontos contra o pensamento único neoconservador e o projeto neoliberal de naturalizar esta economia periférica, que foi construída pelas forças coloniais e os monopólios, com atores políticos atuando sob a hegemonia de outros Estados e organizações internacionais. Supõe-se também em trabalhar por uma economia com valores e relações solidárias, viável, pluralista em suas formas, com o mercado e não de mercando, pela ação cultural e global de combater a absolutismo do utilitarismo.

A revista apresenta as seguintes seções:


1. Sociedade, Economia e Política: Nesta seção apresentamos artigos sobre análise teórica ou empírica nas ciências sociais que contribuam para a formação de um quadro mais amplo da proposta de Economia Social e Solidária. Os autores são pessoas de destaque no meio acadêmico, convidados a contribuir para esta seção. Os artigos podem ser inéditos ou já publicados (solicitada autorização formal para incluí-los).

2. Economia Social e Solidária: contribuições teóricas (arbitrada):Para esta seção, os pesquisadores podem apresentar seus trabalhos a partir de um convite público permanente. A seção é destinada a estudos científicos e contribuições teóricas de pesquisadores latino-americanos sobre o desenvolvimento de uma economia alternativa, a solidariedade social.

3. Economia Social e Solidária: Experiências e sujeitos (arbitrada): Secção para a apresentação de casos demonstrativos das práticas da economia social na América Latina, com o objetivo de, sistematicamente, a registrar novas experiências e processos de formação dos sujeitos sociais no apoio de um sistema orgânico de economia alternativa forte o suficiente para reorientar o resto da economia. Para esta seção, os pesquisadores podem apresentar seus trabalhos para ser submetido a um processo de arbitragem.

4. Resenha: Destinada para divulgar publicações teóricas e empíricas recentes sobre temas relacionados com a Economia Social e Solidária.

5. A economia social na Europa: As notícias que o destacado pesquisador Jean-Louis Laville, pertencente a rede EMES e membro do Comitê Científico desta revista, publicará periodicamente para tecer uma conexão com a situação do ESS na Europa.

6. A economia social na América do Norte: Os acontecimento e notícias sobre a economia social e solidária na América do Norte através da análise e narração de Yves Vaillancourt.

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

  • Recomendação dos pareceristas;

  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);

  • E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:

    1. Aceitar;
    2. Correções obrigatórias;
    3. Submeter novamente para avaliação;
    4. Enviar para outra revista;
    5. Rejeitar
    6. Ver comentários

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Otra Economía

Otra Economía é a primeira revista latinoamericana de difusão de estudos e pesquisas vinculadas especificamente à Economia Social e Solidária, articulando o campo dos movimentos sociais e o terreno acadêmico. Através desta publicação digital, de frequência semestral, se pretende difundir, debater e estimular a pesquisa teórica e empírica,
sistematizando experiências, identificando e debatendo questões relevantes para o campo.

A revista foi concebida e lançada pela Rede de Investigadores Latinoamericanos de Economia Social e Solidária (RILESS), criada no âmbito do convênio da Unisinos, por intermédio da Cátedra UNESCO Trabalho e Sociedade Solidária, com a Universidad Nacional de
General Sarmiento (UNGS) da Argentina, através do Mestrado em Economia Social (MAES). Seu objetivo foi o de funcionar como uma rede internacional de pesquisas, dentro de um marco plural, contribuindo com a elaboração e difusão de projetos, intercâmbios e diversas formas
de cooperação entre investigadores latino-americanos (ou de quaisquer outras nacionalidades), na temática da Economia Social e Solidária. Nos primeiros anos, a revista foi impulsionada e sustentada graças ao trabalho do grupo de mestrandos da MAES-UNGS. No ano de 2011, a gestão da revista foi transferida para a Unisinos, sendo incorporada à sua Editoria de Periódicos Científicos.