Invasão biológica por Thespesia populnea em sítios sob influência fluviomarinha
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.134.11Resumo
O presente estudo objetivou relatar a invasão biológica por Thespesia populnea de sítios sob influência fluviomarinha e ambientes adjacentes do rio Sergipe, Aracaju, Sergipe, no Nordeste do Brasil, bem como avaliar a suscetibilidade de ocorrência da espécie em outras regiões do país. O local do estudo compreende uma área de mangue e locais adjacentes do rio Sergipe. Os focos de invasão de T. populnea foram obtidos por meio de caminhadas ao longo da extensão do sítio (busca ativa). Para avaliar a suscetibilidade de ocorrência da espécie no Brasil, foi realizada uma análise de modelagem de nicho ecológico. A invasão da espécie foi registrada em vários pontos da área de estudo, com as maiores concentrações nos locais mais degradados. Os resultados da análise de modelagem demonstram alta a extremamente alta suscetibilidade à ocorrência (invasão biológica) da espécie em várias partes do país. Os atributos da espécie, as observações in situ e os resultados da análise de modelagem sugerem a necessidade de controlar T. populnea na área de estudo e a proibição de seu plantio no território brasileiro.
Palavras-chave: exótica invasora, análise de modelagem, manguezal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.