Invasão biológica por Thespesia populnea em sítios sob influência fluviomarinha

Autores

  • João Paulo Bispo Santos Departamento de Biologia, Universidade Federal de Sergipe – Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
  • Juliano Ricardo Fabricante Departamento de Biociências, Universidade Federal de Sergipe – Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho, Itabaiana, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.4013/nbc.2018.134.11

Resumo

O presente estudo objetivou relatar a invasão biológica por Thespesia populnea de sítios sob influência fluviomarinha e ambientes adjacentes do rio Sergipe, Aracaju, Sergipe, no Nordeste do Brasil, bem como avaliar a suscetibilidade de ocorrência da espécie em outras regiões do país. O local do estudo compreende uma área de mangue e locais adjacentes do rio Sergipe. Os focos de invasão de T. populnea foram obtidos por meio de caminhadas ao longo da extensão do sítio (busca ativa). Para avaliar a suscetibilidade de ocorrência da espécie no Brasil, foi realizada uma análise de modelagem de nicho ecológico. A invasão da espécie foi registrada em vários pontos da área de estudo, com as maiores concentrações nos locais mais degradados. Os resultados da análise de modelagem demonstram alta a extremamente alta suscetibilidade à ocorrência (invasão biológica) da espécie em várias partes do país. Os atributos da espécie, as observações in situ e os resultados da análise de modelagem sugerem a necessidade de controlar T. populnea na área de estudo e a proibição de seu plantio no território brasileiro.

Palavras-chave: exótica invasora, análise de modelagem, manguezal.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Nota Científica