Atualização da distribuição de Lonchorhina aurita (Chiroptera), um morcego habitante de caverna vulnerável no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.133.08Resumo
Lonchorhina aurita é um morcego insetívoro cavernícola conhecido por se abrigar primariamente em cavernas, o qual foi registrado em três (Caverna Pedra Branca, Gruta da Janela e Gruta da Raposa) das 94 cavidades naturais registradas em Sergipe pelo Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas/Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas. A subfamília Lonchorhininae compreende morcegos que podem ser distinguidos de outros filostomídeos pela presença de uma folha nasal extremamente bem desenvolvida, a qual é mais longa que as orelhas. Este estudo fornece uma atualização sobre a distribuição da espécie e reporta seu primeiro registro para a Caatinga no estado de Sergipe, Nordeste do Brasil. Uma fêmea e um macho adultos sem evidências de atividade reprodutiva foram capturados com redes de neblina no entorno do Reservatório Hidroelétrico de Xingó, uma região dominada por vegetação hiperxerófila de Caatinga, no alto da estação seca. Os dados morfométricos e morfológicos foram consistentes com aqueles registrados para a espécie em outros países sul-americanos. É importante priorizar as investigações dessas localidades para melhor entender a abundância e a distribuição da espécie em Sergipe, a qual é classificada como ameaçada de extinção no Brasil.
Palavras-chave: cavernas, distribuição, espécie ameaçada, Lonchorhininae, morcego nariz-de-espada de Tomes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.