Aves de paisagem rural na região Centro-oeste do estado de Minas Gerais, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2018.131.08Resumo
No bioma Cerrado, as áreas são predominantemente privadas. Grande parte dos ambientes legalmente protegidos está em paisagens rurais, fato que implica em mudanças do uso desses ambientes e na conservação de grupos biológicos, como a avifauna. Neste artigo, avaliamos a assembleia de aves de uma paisagem rural com base em amostragens realizadas em propriedades privadas situadas no Cerrado, Centro-oeste de Minas Gerais, Brasil. Um total de 143 espécies de aves foram registradas, sendo cerca de 65% dessas classificadas como pouco frequente ou infrequente. Uma espécie (Aratinga auricapillus) encontra-se classificada na categoria de quase ameaçada. Três espécies são endêmicas do Cerrado, entre as quais destaca-se Antilophia galeata, ave restrita a matas ciliares. Duas espécies, Baryphthengus ruficapillus e Hemithraupis ruficapilla, são endêmicas da Mata Atlântica. Observamos que as espécies mais sensíveis registradas durante o estudo utilizam fragmentos presentes nas áreas protegidas. Áreas privadas legalmente protegidas em ambientes alterados tornam-se refúgios únicos para espécies dependentes de áreas naturais. No entanto, esses ambientes sofrem forte pressão antrópica. Os resultados aqui apresentados destacam a importância das áreas legalmente protegidas em propriedades privadas para a manutenção de várias espécies de aves.
Palavras-chave: áreas privadas protegidas, área de preservação permanente, reserva legal, estrutura da comunidade, levantamento ornitológico, hotspot.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.