Ecologia e história natural de Hypsiboas curupi (Anura, Hylidae): um anfíbio endêmico do sul da Mata Atlântica
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2016.113.02Resumo
Informações sobre o habitat e história de vida são essenciais para avaliar o status de conservação das espécies e definir ações para a preservação dos ambientes naturais. Ao longo de um ano, investigamos em populações de Hypsiboas curupi (i) o padrão de atividade noturna; (ii) relações com variáveis climáticas; (iii) o padrão de distribuição espacial de machos e fêmeas em termos de uso de microambientes; e (iv) variação no tamanho corporal. Conduzimos o estudo de agosto de 2010 a julho de 2011 no Parque Estadual Fritz Plaumann, um fragmento de Floresta Estacional Decidual na região oeste de Santa Catarina, sul do Brasil. O período de maior atividade foi de agosto a novembro. O maior número de machos vocalizando ocorreu às 23h e a frequência de ocorrência foi influenciada pela umidade do ar. Machos vocalizantes, não-vocalizantes e fêmeas foram discriminados pela distância da margem e tipo de substrato utilizado. Fêmeas foram significativamente maiores e mais pesadas do que machos. Os resultados indicam que H. curupi é altamente dependente da vegetação marginal. Assim, mudanças na estrutura da mata ciliar devido a ações humanas podem resultar na perda de sítios de canto e oviposição e reduzir a disponibilidade de alimento e abrigo.
Palavras-chave: história de vida, mata ciliar, anfíbios de riachos, floresta estacional decidual, uso de microambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.