Impactos de grandes barragens na biodiversidade: uma análise cienciométrica

Autores

  • Amanda Branquinho Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brazil
  • Daniel Brito Departamento de Ecologia, Laboratório de Ecologia Aplicada e Conservação, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.4013/nbc.2016.112.07

Resumo

O intenso barramento de rios ao redor do mundo, independentemente da finalidade econômica da barragem, tem alterado paisagens fluviais e ocasionado sérias consequências ecológicas para as espécies associadas a esses ecossistemas. No presente estudo, foi realizada uma análise cienciométrica com o objetivo de verificar tendências temporais na produção científica relacionada à preocupação ambiental com o impacto de grandes barragens sobre a biodiversidade em todo o mundo. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico da produção científica da área, utilizando a plataforma de pesquisa “Web of Science”, buscando pelas palavras-chave “dam impact” ou “dam effect” e “bio*diversity” no campo assunto. Os resultados mostraram que, apesar do aumento de publicações na área, os estudos são claramente mais abundantes em regiões temperadas, as quais possuem menor diversidade biológica. Embora grande parte da expansão hidrelétrica planejada esteja prevista para ocorrer em regiões tropicais, as quais possuem a maior parte da biodiversidade mundial, o conhecimento biológico acerca de espécies nesses locais ainda é escasso. Essa lacuna pode mascarar a intensidade e a extensão dos impactos de barragens sobre a biodiversidade e também induzir tomadores de decisão a adotar estratégias de gestão pouco eficientes.

Palavras-chave: ecossistema aquático, revisão, represamento.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Edição

Seção

Artigo de Revisão