Asas, plumas e paetês: como é a frutificação das espécies anemocóricas de uma área de cerrado, de acordo com o tipo de diásporo?
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2016.112.05Resumo
Frutos e sementes dotados de asas e plumas comumente são dispersos durante a estação seca. Essas distintas unidades de dispersão têm sido analisadas de modo agrupado na literatura, e os padrões estacionais comumente registrados podem estar escondendo informações ecológicas relevantes. Assim, o objetivo deste trabalho foi testar a estacionalidade na frutificação de espécies anemocóricas de cerrado, de acordo com o tipo de unidade dispersora. Em uma comunidade de cerrado em São Paulo, foram registradas 108 espécies dispersas pelo vento. Ao analisar todas as espécies anemocóricas, verificou-se que a proporção de espécies em frutificação não foi uniformemente distribuída ao longo do ano. O pico de frutificação das espécies de diásporos alados e plumados ocorreu em setembro, enquanto o das espécies de diásporos pulverulentos, em abril. Em vegetações mais abertas, com predominância de espécies herbáceas de diásporos plumados, como a comunidade estudada, a frutificação tende a ser mais estacional e orientada para os meses secos do que a de espécies anemocóricas em ambientes de florestas mais úmidas.
Palavras-chave: fenologia, cerrado, dispersão pelo vento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.