Impacto do assoreamento sobre a diversidade de peixes em igarapés de um complexo vegetacional de campinarana no noroeste do Acre, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2014.92.05Resumo
Diversos fatores podem levar à deterioração da qualidade das águas e à destruição de ambientes aquáticos, exercendo influência profunda e negativa sobre a estrutura das comunidades de peixes. Nesse sentido, foi investigada a existência de alterações nos parâmetros físicos e químicos da água e na diversidade e na composição da fauna de peixes decorrentes do assoreamento em igarapés de uma área de um complexo vegetacional de campinarana no noroeste do estado do Acre, Brasil. Em cada igarapé, foram selecionados dois trechos de 50 metros para a realização das coletas, sendo um trecho em processo de assoreamento e outro sem tal efeito. Não foram constatadas variações significativas nos parâmetros físicos e químicos entre os trechos assoreados e não assoreados. Trechos dos igarapés sobre influência do assoreamento apresentaram valores maiores de riqueza e diversidade de peixes em relação aos trechos não assoreados. Adicionalmente, os trechos assoreados apresentaram uma espécie psamófila como indicadora, enquanto os não assoreados apresentaram uma espécie bento-pelágica. Os resultados mostram a importância da análise de atributos das comunidades de peixes na avaliação dos processos de degradação do ambiente aquático por ações antrópicas.
Palavras-chave: ictiofauna, bacia Amazônica, campinarana vegetational complex, turbidez, assembleias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.