Influência da predação de tilápia (Oreochromis sp.) na estrutura da comunidade de algas perifíticas em tanque de piscicultura tropical
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2014.91.06Resumo
O presente trabalho teve como objetivo descrever a estrutura da comunidade perifítica nos períodos inicial e intermediário da colonização em tanques com presença e ausência de peixes. Varas de bambu foram utilizadas como substrato para o desenvolvimento do perifíton em tanque de piscicultura e submetidas a dois tratamentos: na presença e na ausência de tilápia (Oreochromis sp.). Foram realizadas coletas do perifíton 4, 11 e 18 dias após o início do experimento, quando foram avaliadas as variáveis limnológicas condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, temperatura da água, pH, sólidos totais suspensos, nitrogênio total, nitrato, nitrito, nitrogênio amoniacal, fósforo total e ortofosfato. A estrutura do ficoperifíton foi avaliada através da densidade total e por classe, grupos funcionais baseados em morfologia, forma de vida, riqueza, índice de diversidade de Simpson, espécies dominantes e abundantes, clorofila a e feofitina. Na presença de peixes, a densidade da comunidade ficoperifítica tendeu a ser menor do que na ausência de peixes, principalmente nos estádios mais tardios da colonização. Algas menores colonizaram primeiramente o substrato, mas só se mantiveram dominantes ao longo do processo sucessional quando houve remoção da comunidade perifítica. O distúrbio causado pela predação por peixes pode causar não só uma diminuição na densidade total, como também alteração na composição do perifíton e renovação da comunidade.
Palavras-chave: distúrbio, aquicultura, ficoperifíton, dinâmica da comunidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.