Fenologia de três espécies de Adiantum L. (Pteridaceae) em fragmento de Floresta Atlântica no estado de
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2013.82.05Resumo
A deficiência hídrica em ambientes sazonalmente secos, como as Florestas Semideciduais, parece ser o principal fator que determina a seleção de espécies com mecanismos adaptativos a esse tipo de estresse, influenciando o estabelecimento, a periodicidade de crescimento, a dormência e a fenologia das plantas. Este trabalho teve como objetivo determinar a fenologia de três espécies de samambaias em fragmento de Floresta Atlântica Semidecídua no estado de Pernambuco, Brasil. Foram realizadas excursões mensais, durante 12 meses, para monitoramento de populações das três espécies. A partir da estação chuvosa, foram marcados 32 indivíduos de Adiantum petiolatum Desv., 30 de A. deflectens Mart. e 13 de A. pulverulentum L. Os dados fenológicos foram relacionados com os dados climatológicos do período de estudo. As populações apresentaram produção foliar irregular e baixa, em ambos períodos (seco e chuvoso), tendo ocorrido correlação positiva com a umidade relativa do ar e com a pluviosidade em A. deflectens e A. petiolatum. Foi observada uma constância de frondes senescentes nas três populações, variável que se correlacionou de modo inversamente proporcional com a pluviosidade e com a umidade relativa do ar apenas em Adiantum deflectens. A presença de frondes férteis foi contínua nas três populações, entretanto, em Adiantum petiolatum, esta fenofase correlacionou-se positivamente com a temperatura e a umidade relativa do ar. Os resultados indicam a existência de uma influência distinta do clima sobre as três espécies estudadas.
Palavras-chave: autoecologia, fertilidade, produção foliar, variáveis climáticas, samambaias, senescência foliar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.