Abundância de três espécies de aranhas (Araneae) em ecossistemas nativos e manejados no Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2013.81.01Resumo
Os padrões de abundância de três espécies de Theridiidae - Hetschkia gracilis, Phycosoma altum e Thwaitesia affinis foram analisados em quatro habitats florestais: Floresta com Araucária, plantação de Araucária, plantação de Pinus e plantação de Eucalyptus na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, sul do Brasil. O manejo florestal aplicado na área de estudo consiste no corte seletivo e no longo período de rotação. As coletas foram realizadas com guarda-chuva entomológico entre 2003 e 2004 em três repetições de cada tipo florestal. Diferenças nas abundâncias entre os habitats foram avaliadas através de permanova. Para testar a influência do tamanho dos talhões, da distância entre eles e da composição da cobertura vegetal sobre as abundâncias das três espécies, utilizou-se regressão múltipla. As abundâncias de Hetschkia gracilis e de Thwaitesia affinis estiveram diretamente correlacionadas com a presença de lianas e arbustos, enquanto a de Phycosoma altum não respondeu a nenhuma variável explicativa. Os resultados realçam a importância do manejo alternativo realizado nesta Floresta Nacional para o incremento e a manutenção da diversidade da vegetação do sub-bosque, o que proporciona estrutura para sustentar as populações de aranhas.
Palavras-chave: Floresta com Araucária, Estrutura de habitat, Plantação de Pinus, Plantação de Eucalyptus, Manejo florestal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.