Ocorrência do bagre marinho Genidens machadoi (Siluriformes, Ariidae) na laguna Tramandaí, sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2012.73.08Resumo
Os bagres da família Ariidae ocorrem em águas tropicais e subtropicais de todo o mundo, incluindo ambientes marinhos, estuarinos e de água doce. A maioria das espécies utiliza os estuários e as porções interiores de rios, durante o período reprodutivo, para desova e incubação dos ovos. No estado do Rio Grande do Sul, sul do Brasil, a família Ariidae é representada pelas quatro espécies válidas do gênero Genidens: G. barbus, G. genidens, G. machadoi e G. planifrons. Até o presente, três dessas espécies tinham registros em regiões estuarinas-lagunares (G. barbus, G. genidens e G. planifrons), enquanto G. machadoi era citada exclusivamente para o ambiente marinho. O presente trabalho apresenta o primeiro registro de G. machadoi para a laguna Tramandaí, no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul. Entre 2007 e 2011, 63 exemplares de G. machadoi foram registrados em capturas realizadas por pescadores artesanais no interior da laguna Tramandaí. Os exemplares apresentaram comprimento total médio de 460 mm (DP = 53,1 mm; moda = 460 mm; n = 63). Dezenove exemplares (30,2%) tiveram o sexo determinado, sendo identificados cinco machos e 14 fêmeas. Dentre as fêmeas, 11 estavam maduras (78,6%), sendo a menor com 422 mm de comprimento total. Os registros de G. machadoi representam a primeira evidência da ocorrência da espécie em águas interiores ao longo de toda a sua distribuição geográfica. Os dados obtidos sugerem que G. machadoi utiliza a bacia hidrográfica do rio Tramandaí durante o período reprodutivo. Contudo, são necessários estudos mais detalhados sobre a biologia reprodutiva e a história de vida da espécie, que é ainda pouco conhecida. Adicionalmente, um melhor conhecimento a respeito das estatísticas da pesca artesanal é fundamental para o estabelecimento de um plano de manejo sustentável dos recursos pesqueiros na região.
Palavras-chave: Pesca artesanal, biologia reprodutiva, bacia hidrográfica do rio Tramandaí, Atlântico Sul Ocidental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.