Efeito das florações de verão de cianobactérias na estrutura do fitoplâncton em lago urbano raso, Lago Guaíba, sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/nbc.2012.72.01Resumo
Florações de cianobactérias são reconhecidamente responsáveis por influenciar a estrutura da comunidade planctônica. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da recorrente floração de verão de cianobactérias na estrutura do fitoplâncton de um lago urbano subtropical utilizado para abastecimento de água (Lago Guaíba, Porto Alegre, RS, Brasil). As amostragens foram realizadas no ponto junto à captação de água do Bairro Belém Novo, sob responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgotos – DMAE. Coletas mensais foram efetuadas de outubro de 2010 a março de 2011. Os parâmetros abióticos analisados foram: séries N e P, condutividade, pH, estabilidade relativa da coluna d’água e transparência, além do perfil térmico e oxigênio dissolvido (sub-superfície, 1,20m e 0,5m do fundo). As amostras para análise do fitoplâncton foram coletadas na sub-superfície da água. Observou-se forte influência das elevadas concentrações de fósforo total e estabilidade no estabelecimento de Planktothricoides raciborskii (R2 = 97%, p = 0.01). Redução na diversidade e riqueza demonstraram a substituição de espécies do fitoplâncton, sobretudo diante da menor disponibilidade de luz e limitação de fósforo solúvel reativo. Alterações nos padrões de chuva devido a La Niña podem ter influenciado o ambiente, aumentando a transparência e recrutando inóculos de cianobactérias depositados em camadas mais enriquecidas. Estudos complementares são necessários para o completo entendimento dos mecanismos que explicam os complexos fatores relacionados ao sucesso ecológico destes organismos, especialmente em ecossistemas utilizados no abastecimento de água, com episódios de florações de cianobactérias, como é o caso do Lago Guaíba.
Palavras-chave: cianobactérias, nutrientes, La Niña, diversidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.