Fibropapilomatose em tartarugas marinhas
DOI:
https://doi.org/10.4013/998Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão dos aspectos clínicos e epidemiológicos
da fibropapilomatose em tartarugas marinhas, doença altamente debilitante, caracterizada pela formação de fibropapilomas cutâneos e fibromas viscerais. A etiologia da fibropapilomatose ainda não foi estabelecida, mas acredita-se que a doença ocorra após a infecção viral e que a sua manifestação esteja relacionada com a ocorrência de fatores predisponentes como: genética; presença de parasitas; alterações ambientais; ferimentos e estresse. Estudos epidemiológicos têm relatado um aumento da incidência desta enfermidade, que já é considerada um fator de risco na preservação de algumas espécies de tartarugas marinhas.
Palavras-chave: fibropapilomatose, tartaruga marinha, herpesvírus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.