O uso de plantas medicinais em uma comunidade rural de Mata Atlântica – Nova Rússia, SC
DOI:
https://doi.org/10.4013/997Resumo
A utilização das plantas para fins terapêuticos é muito antiga, mas o uso deste conhecimento vem se expandindo atualmente, pois se percebeu que muitas dessas plantas têm ação biológica comprovada cientificamente, e a exploração dos ambientes naturais por povos tradicionais sem causar impactos importantes pode nos fornecer também condições de desenvolver ações de manejo e conservação ao mesmo tempo. Com o intuito de efetuar um levantamento etnobotânico de plantas medicinais, foram realizadas 48 entrevistas com os moradores da comunidade da Nova Rússia, situada em área rural do município de Blumenau, Estado de Santa Catarina, Brasil. Esta localidade encontra-se em região de Mata Atlântica e no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí, antes denominado Parque das Nascentes. Foram coletadas, identificadas e armazenadas 109 espécies de plantas, pertencentes a 50 famílias e 94 gêneros, e obtidas também informações sobre estas plantas e seus usos medicinais populares.
Palavras-chave: plantas medicinais, etnobotânica, Mata Atlântica, conhecimento popular
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.