Variação espaço-temporal da assembleia de peixes demersais em uma área de pesca do camarão sete-barbas no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/996Resumo
Durante um ano foi estudada a variabilidade temporal e espacial da assembleia de peixes demersais em uma área de pesca de camarão sete-barbas situada na costa norte de Santa Catarina. Entre outubro de 2003 e setembro de 2004, mensalmente foram realizados arrastos de fundo durante o dia e a noite em nove estações de coleta. Foram capturados 8.967 exemplares de 72 espécies e 31 famílias, com predomínio numérico de Larimus breviceps, Stellifer rastrifer, Stellifer brasiliensis, Paralonchurus brasiliensis, Menticirrhus americanus e Isopisthus parvipinnis. Diferenças significativas no número de espécies e indivíduos foram observadas, com um menor número na primavera e nas áreas mais rasas. A assembleia de peixes variou com a estação do ano e o período do dia, mas não com a profundidade. Esse monitoramento contribuiu para a ampliação do conhecimento e conservação da ictiofauna na área de estudo.
Palavras-chave: variação temporal, variação espacial, peixes demersais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.