Interação fitoplâncton-zooplâncton no reservatório Duas Bocas, Espírito Santo, Brasil: resposta de crescimento à ausência de herbivoria
DOI:
https://doi.org/10.4013/994Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento do fitoplâncton na ausência de herbivoria pelo zooplâncton no reservatório Duas Bocas, um sistema de abastecimento público inserido na Reserva Biológica de Duas Bocas, ES. Em 25 de setembro de 2008, 40 L de água foram coletados na sub-superfície da região lacustrina do reservatório. Foram montados em laboratório seis microcosmos (aquários de vidro), com 6 litros de água em cada um, mantidos durante sete dias. Três deles serviram como Controle e nos outros três (Tratamento), foi retirado o zooplâncton através de filtração da água em rede de malha de 60 ?m. Foi observada uma tendência positiva de crescimento de cianobactérias e clorofíceas na ausência de herbivoria. Na presença dos herbívoros (Controle), as cianobactérias foram beneficiadas em detrimento das clorofíceas. Porém, na ausência, a competição entre esses grupos pode ser maior, resultando em alternância na sua dominância. A clorofícea Monoraphidium griffithii foi a espécie dominante em ambos osmicrocosmos. Chlorella vulgaris foi considerada abundante. As cianobactérias Limnothrix bicudoi e Synechocystis sp. foram abundantes tanto no Controle quanto no Tratamento. Não houve crescimento significativo do fitoplâncton na ausência de herbivoria. Isso pode sugerir que outros fatores ambientais atuam como importantes reguladores do crescimento fitoplanctônico no reservatório Duas Bocas.
Palavras-chave: herbivoria, microcosmos, plâncton, reservatório tropical.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.