Persistência limitada de fungos endofíticos em jardins de formigas cortadeiras
DOI:
https://doi.org/10.4013/991Resumo
Fungos endofíticos foliares têm sido frequentemente isolados em jardins de formigas cortadeiras. Recentes observações de crescimento in vitro mostraram que fungos endofíticos foram suprimidos pelos fungos Lepiotaceous cultivados pelas formigas cortadeiras. Neste trabalho nós conduzimos experimentos usando colônias de formigas cultivadas em laboratório para avaliar quanto tempo a cepa de um fungo endofítico comum persistiu em jardins de fungos de formigas após a introdução de formigas operárias. Nós observamos que após 72 horas, a principal cepa introduzida não podia ser mais cultivada com material de folhas introduzidas ou com tecidos de jardins vizinhos. Também não foi possível cultivar a cepa principal a partir de materiais descartados pelas formigas. A persistência limitada de endófitos em jardins de fungos cultivados pelas formigas pode ocorrer devido ao comportamento higiênico das formigas e/ou antagonismo dos cultivares de fungos das formigas.
Palavras-chave: Atta colombica, Colletotrichum tropicale, endófito, Leucocoprinus gongylophorus,
mutualismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.