Ambientes diferentes, diferentes gastos do tempo entre atividades: o caso de dois grupos mistos do exótico Callithrix spp. na Ilha Grande, RJ, Brasil

Autores

  • Thiago Carvalho Modesto
  • Helena de Godoy Bergallo

DOI:

https://doi.org/10.4013/5453

Resumo

A ocorrência de espécies exóticas está entre as maiores ameaças à biodiversidade. No Brasil, as espécies de mamíferos exóticos Callithrix jacchus e Callithrix penicillata destacam-se pela grande capacidade de adaptação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar o tempo alocado em diferentes atividades por dois grupos mistos de C. jacchus e C. penicillata em ambientes antrópico e de floresta conservada na Ilha Grande, município de Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, acompanhamos dois grupos mistos de Callithrix em maio de 2006 e fevereiro de 2008. Utilizamos o método de varredura instantânea para registrar a freqüência de cada uma das seis categorias comportamentais utilizadas neste estudo. O tempo alocado entre as distintas atividades diferiu significativamente entre os grupos da área de mata e da área antrópica. Entre as estações seca e úmida, o tempo alocado em cada atividade diferiu no grupo da área antrópica, mas não no grupo da mata. Nossos resultados indicam uma considerável plasticidade na ecologia das espécies C. jacchus e C. penicillata.

Palavras-chave: Callithrix jacchus, Callithrix penicillata, comportamento, espécies exóticas, Mata Atlântica, orçamento temporal.

Downloads

Publicado

2021-06-15

Edição

Seção

Artigos