Análise semântica dos nomes comuns atribuídos às espécies de Passiflora (Passifloraceae) no Estado da Bahia, Brasil
Resumo
No Estado da Bahia, Nordeste do Brasil, o gênero Passiflora está representado por 31 espécies com distribuição ampla, ocorrendo em praticamente todos os biomas do Estado. A partir de estudo prévio sobre as espécies de Passiflora na Bahia e considerando os nomes comuns associados a algumas espécies por estes autores, o presente artigo investiga o lexema ‘maracujá’ desde uma perspectiva semasiológica, buscando entender a formação lingüística do termo. Este artigo se insere na abordagem da etnobotânica cognitiva, relacionando-se com o campo de estudos da etnobiologia lingüística, a qual trata da relação seres humanos/mundo vegetal conforme mediada pela linguagem.
Palavras-chave: etnobotânica, etnotaxonomia, fitonimia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.