Peixes ornamentais exóticos introduzidos em corpos d’água na Mata Atlântica, Brasil
Resumo
Exemplares de Puntius arulius, P. ticto, P. titteya, P. oligolepis, Nannostomus beckfordi, Poecilia latipinna, P. velifera, Trichogaster pectoralis e Betta splendens foram registrados no maior centro de piscicultura ornamental do Brasil. Estes peixes alcançaram os locais de estudo devido a fugas acidentais e liberação intencional. Há evidências de que seis espécies estejam se reproduzindo. Medidas são propostas para se prevenir futuras introduções de peixes ornamentais exóticos na região.
Palavras-chave: Brasil, fugas, peixes exóticos, piscicultura ornamental.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.