Dispersão secundária em fezes de quatis Nasua nasua (Linnaeus, 1766) (Mammalia: Procyonidae) em um fragmento de Cerrado, Mato Grosso do Sul, Brasil
Resumo
Testamos a dispersão secundária de sementes em fezes de quatis pelos fatores chuvas, invertebrados e vertebrados, utilizando as espécies Cordia sellowiana Cham.,1829 e Randia armata (Sw.) DC., 1830. Na área de estudos, os invertebrados são os maiores desagregadores de montículos de fezes com sementes para ambas as espécies testadas. A ação das chuvas variou em importância. Para C. sellowiana, a chuva foi o fator de menor taxa de dispersão secundária, e, para R. armata, o fator chuva se equipara ao controle e a invertebrados. A taxa de dispersão secundária por vertebrados ficou em segundo lugar para C. sellowiana e em último para R. armata.
Palavras-chave: frugívoros, mamíferos, sementes, formigas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.