Estratégia de sobrevivência de populações ribeirinhas em planícies de inundação do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/5129Resumo
As áreas úmidas oferecem recursos importantes para as populações ribeirinhas. No entanto, praticamente a metade das áreas úmidas do mundo desapareceu no último século. A degradação desses ecossistemas compromete a sustentabilidade da maioria das regiões do planeta, incluindo a América do Sul. Este estudo tem por objetivo identificar as estratégias de sobrevivência das populações ribeirinhas para suportar as perturbações hidrológicas ao longo de um ciclo hidrológico em áreas úmidas do sul do Brasil. A população estudada mantém a estabilidade de suas estruturas sociais por meio de processos de representação das inundações e secas. Essas informações são importantes e podem estabelecer princípios úteis que podem ser empregados para garantir a sustentabilidade local dos recursos naturais. A dependência das populações ribeirinhas aos recursos naturais, as estratégias de manejo que desenvolvem e, algumas vezes, seu isolamento fazem dessas populações tradicionais importantes parceiros nos esforços de conservação desses ecossistemas naturais. Esses aspectos devem ser considerados por tomadores de decisões e devem ser incluídos no desenvolvimento de políticas orientadas para essa região.
Palavras-chave: populações ribeirinhas, estratégias de sobrevivência, áreas úmidas, inundação, estabilidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.