Existe uma demanda conflitante entre a melanina alocada para o sistema imune e para a camuflagem em larvas da libélula Micrathyria catenata Calvert,1909 (Odonata: Libellulidae)?
DOI:
https://doi.org/10.4013/5125Resumo
Em insetos, o sistema imunológico responde à presença de antígenos encapsulando-os com melanina. Porém a melanina também é alocada no exoesqueleto para pigmentação, promovendo a camuflagem. Objetivamos testar se existe uma demanda conflitante entre alocar melanina para o sistema imunológico e para a camuflagem nas larvas de Micrathyria catenata. Realizamos o estudo na Reserva do km 41, a 80 km de Manaus, Amazonas. Inserimos um implante de nylon no abdome de 30 larvas e observamos se houve ou não deposição de melanina. Contamos os indivíduos que responderam ao implante depositando melanina. Posteriormente, fotografamos as cabeças das larvas e calculamos a intensidade de cinza. Usamos um teste t para amostras independentes. 76% das larvas responderam ao tratamento depositando melanina nos implantes. Não houve diferença significativa na intensidade de cinza entre as larvas que responderam aos implantes e as que não responderam. Não encontramos uma demanda conflitante na alocação de melanina para a camuflagem e para o sistema imunológico. Isso pode ser devido ao fato de o sistema imunológico não ser limitado pela aquisição de recursos ou de a camuflagem não demandar melanina suficiente para influenciar o sistema imune.
Palavras-chave: libélula, camuflagem, sistema imunológico, Micrathyria catenata, demanda conflitante.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.