Microdesgaste dentário em Procyon cancrivorus (Cuvier, 1798) (Mammalia, Procyonidae)
DOI:
https://doi.org/10.4013/5122Resumo
Para este estudo, foram analisados, sob microscopia eletrônica de varredura, dentes m1, m2, PM4 e M1 de Procyon cancrivorus, com o objetivo de observar padrões de microdesgaste dentário. Utilizaram-se dentes de adulto-jovem, adulto-adulto e adulto-velho. Os resultados mostraram diferentes sinais de microdesgaste, tais como orifícios e riscos cruzados, em maior abundância. A combinação de orifícios e riscos cruzados corrobora com um padrão relacionado à dieta onívora. O microdesgaste dentário pode se tornar uma ferramenta útil para a análise trófica de espécies e assim complementar os estudos de dieta.
Palavras-chave: dentes, microscópio eletrônico de varredura (MEV), dieta.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.