Um catálogo de Helobdella (Annelida, Clitellata, Hirudinea, Glossiphoniidae), com um sumário da diversidade de sanguessugas, da América do Sul
DOI:
https://doi.org/10.4013/5120Resumo
Um catálogo de Helobdella produziu 46 espécies para a América do Sul. Somente 14 espécies de Helobdella tinham sido registradas para a América do Sul até 1981. Quase 90% desta fauna é endêmica para o continente sul americano. Somente cinco espécies occorrem em latitudes mais setentrionais. Raul Adolfo Ringuelet descreveu 35% das espécies conhecidas hoje. Sinomímias completas e ocorrências detalhadas na América do Sul são fornecidas. Esta é a primeira reavaliação dos Helobdella sulamericanos em 27 anos. Um fator dominante da fauna de sanguessugas sulamericanas é a presença de muitas formas terrestres predadoras. Há agora 139 espécies de sanguessugas conhecidas da América do Sul. Quase 88% desta fauna é endêmica. A maioria das espécies endêmicas (52 espécies) provém de latitudes subtropicais. Este padrão pode refletir as conveniências das amostragens e o local de residência do principal especialista em sanguessugas da América do Sul.
Palavras-chave: biodiversidade, padrões de distribuição, região Neotropical, sanguessugas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.