Influência dos fungos endofíticos sobre os herbívoros de Baccharis dracunculifolia (Asteraceae)
DOI:
https://doi.org/10.4013/5119Resumo
Os fungos endofíticos possuem um papel importante na mediação das interações plantaherbívoros, planta-patógenos e planta-ambiente. Para compreender a interação entre os fungos endofíticos e Baccharis dracunculifolia (Asteraceae) e deste com os herbívoros, foram investigadas as seguintes hipóteses: (i) o número de espécies de endofíticos (riqueza) aumenta com a idade foliar; (ii) a riqueza de endofíticos nas folhas varia com a sazonalidade; (iii) a riqueza de endofíticos varia conforme o sexo do vegetal; (iv) há correlação negativa entre a riqueza de endofíticos e a riqueza de herbívoros; e (v) há correlação negativa entre a riqueza de endofíticos e a abundância de herbívoros. Para este estudo, folhas de B. dracunculifolia foram coletadas mensalmente na Estação Ecológica da UFMG, de outubro de 2006 a agosto de 2007. Ao todo, foram encontradas oito morfoespécies de endofíticos, um número baixo, quando comparado com os resultados obtidos em outro estudo, analisando a mesma espécie vegetal. As folhas maduras apresentaram maior riqueza, principalmente durante a estação chuvosa, mas não houve diferenças em relação à riqueza equivalente ao sexo. Observou-se, também, que a riqueza endofítica encontrada nas folhas não influenciou a riqueza e a abundância de herbívoros. Os resultados do estudo indicaram que o ambiente exerceu um papel fundamental na determinação da comunidade endofítica e nas interações Baccharis-herbívoros.
Palavras-chave: Baccharis, Cerrado, fungos endofíticos, herbívoros, Asteraceae.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.