Crescimento de plantulas da especie invasora Calotropis procera em solos de campos rupestres ferruginosos e floresta seca sazonal
DOI:
https://doi.org/10.4013/5117Resumo
O presente estudo avaliou o crescimento, a alocação de biomassa e os teores de nutrientes em plântulas da espécie exótica e invasora Calotropis procera (Aiton) W.T. Aiton (Apocynaceae), cultivadas em casa de vegetação, em solos provenientes de dois ecossistemas distintos: campo rupestre ferruginoso (Canga, Brumadinho, Minas Gerais) e floresta seca sazonal (Caatinga, Serra Talhada, Pernambuco). Plântulas do tratamento Canga foram significativamente maiores em relação ao comprimento do caule, biomassa de folhas e biomassa total. Em relação aos teores de nutrientes, houve maior teor de fósforo, ferro e zinco nos tecidos de plântulas do tratamento Canga. O acumulo de ferro indica a capacidade de C. procera em tolerar os altos teores de ferro característicos dos solos de Canga. No tratamento Caatinga, houve uma maior razão raiz-ramo e maior acúmulo de potássio em seus tecidos. Os resultados obtidos sugerem que C. procera demonstra boa adaptação às condições dos solos do tratamento Canga, indicando um potencial para invasão no ecossistema de Canga.
Palavras-chave: Caatinga, Calotropis procera, Canga, crescimento inicial, invasão biológica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.