Estudo da região etmoidal de Liophis jaegeri jaegeri, Philodryas olfersii e Thamnodynastes strigatus, a partir da reconstrução de modelos tridimensionais digitais e as adaptações morfológicas ao hábitat utilizado
DOI:
https://doi.org/10.4013/5116Resumo
A região neotropical apresenta uma fauna de serpentes extremamente diversificada, com representantes de várias famílias. Esses animais apresentam grande variação morfológica e ecológica em relação ao tipo de microhábitat utilizado. Entretanto, poucos trabalhos podem qualificar o uso de estudo do desenvolvimento craniano nas relações do animal com seu habitat. Os objetivos deste trabalho são: reconstruir um modelo tridimensional digital por meio de séries histológicas da região etmoidal do crânio das espécies Liophis jaegeri jaegeri, Philodryas olfersii e Thamnodynastes strigatus; contribuir para o conhecimento da ontogenia dos colubrídeos; descrever comparativamente a região etmoidal do crânio dessas espécies e relacionar os diferentes caracteres morfológicos da região etmoidal das espécies com a adaptação ao uso de diferentes habitats. O material foi obtido da Coleção Científica Herpetológica do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. Para reconstrução dos modelos tridimensionais da região etmoidal foram utilizados 15 cortes histológicos da serpente Liophis jaegeri jaegeri, 22 de Philodryas olfersii e 21 de Thamnodynastes strigatus. As modificações identificadas na região etmoidal dos espécimes examinados em relação ao seu meio ambiente ocorrem principalmente na fenestra narina, vestíbulo nasal e cavidade nasal.
Palavras-chave: histologia da região etmoidal, modelos virtuais, serpentes, hábitat.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.