Javalis e porcos ferais (Suidae, Sus scrofa) na Restinga de Rio Grande, RS, Brasil: ecossistemas de ocorrência e dados preliminares sobre impactos ambientais
DOI:
https://doi.org/10.4013/4763Resumo
O presente trabalho reporta os ecossistemas de ocorrência de javalis e porcos asselvajados (Sus scrofa) na Restinga de Rio Grande, região sul da Planície Lagunar do Rio Grande do Sul, além de trazer observações preliminares sobre impactos ambientais. Entre novembro de 2006 e fevereiro de 2009, foi registrada a presença de S. scrofa nos seguintes ecossistemas: matas de restinga (mata paludosa e mata arenosa ciliar), pântano salobro, cordão de dunas costeiras e praia oceânica. Em relação aos tipos fenotípicos, javalis foram observados no interior de ambos os fragmentos florestais, enquanto porcos domésticos foram encontrados no interior e na borda da mata palustre. Não foi possível determinar o fenótipo de ocorrência no cordão de dunas costeiras e no pântano salobro, mas a presença de S. scrofa nesses ambientes foi registrada através da identificação de pegadas, fezes e escavações. A maior área escavada foi localizada no pântano salobro, apresentando 49m de extensão. Foi verificada a remoção da vegetação gramínea e herbácea e de plântulas e plantas jovens de espécies arbóreas nas áreas acometidas por escavações. Sementes de Syagrus romanzoffiana foram identificadas em amostras de fezes no interior da mata palustre. Estes representam os primeiros registros de javalis asselvajados nos ambientes de restingas costeiras do Estado, incluindo o município de Rio Grande na relação dos municípios rio-grandenses com ocorrência confirmada da espécie em vida livre, que até o momento somam 32 localidades.
Palavras-chave: espécie exótica invasora, matas de restinga, pântano salobro, Suidae.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.