Fatores que determinam a estrutura e distribuição das comunidades de invertebrados bentônicos em uma bacia hidrográfica tropical
DOI:
https://doi.org/10.4013/4758Resumo
Foi utilizada a bacia hidrográfica do Rio das Velhas, sudeste do Brasil, como unidade de estudo para avaliar o papel das variáveis físicas e químicas além do estado de conservação na determinação da estrutura e distribuição das comunidades de macroinvertebrados bentônicos. A caracterização dos habitats foi realizada através da utilização de um protocolo de avaliação rápida, da determinação da composição de granulométrica dos sedimentos e da precipitação nas sub-bacias hidrográficas dos segmentos estudados. Foi determinada a estrutura taxonômica das comunidades bentônicas através dos índices de diversidade de Shannon-Wiener e Simpson, além da riqueza taxonômica, % EPT e % Chironomidae. Os resultados encontrados corroboraram a importância dos habitats na estruturação espacial, do regime hidrológico na estruturação temporal e o estado de conservação como o principal agente de estruturação das comunidades de macroinvertebrados bentônicos.
Palavras-chave: parâmetros biológicos, bioindicadores, áreas de proteção ambiental, impacto ambiental.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.