Uma nova espécie de Epiperipatus (Onychophora: Peripatidae) da região nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/4746Resumo
O presente artigo visa descrever e ilustrar Epiperipatus cratensis sp. nov. proveniente de Crato (coordenadas 07°16’S, 39°26’W), Estado do Ceara, Brasil. Para tanto, os espécimes foram coletados sob pedras e cascas de arvores em decomposição durante a estação chuvosa. E. cratensis difere de todas as espécies do gênero por possuir: (i) um grande número de pares de pernas, mesmo sendo a segunda menor espécie em tamanho para o gênero no Brasil; (ii) menos anéis de antenas que as demais espécies brasileiras. Epiperipatus cratensis é semelhante a E. tucupi, principalmente porque as fêmeas apresentam 34 pares de pernas, diferindo morfologicamente apenas por serem de tamanho menor. Além disso, essas duas espécies estão inseridas em biomas distintos: a E. tucupi endêmica da região amazônica, enquanto a E. cratensis encontra-se na Chapada do Araripe, inserida no complexo dos brejos de altitude nordestinos na Mata Atlântica.
Palavras-chave: brejos de altitude, E. cratensis, Onychophora, Peripatidae.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.