A influência da fragmentação sobre a distribuição de carnívoros em uma paisagem de cerrado
DOI:
https://doi.org/10.4013/4739Resumo
A fragmentação de hábitat é uma das principais causas do declínio das espécies em várias regiões do mundo. No bioma Cerrado, não é diferente. Considerado como uma das regiões mais ricas e ameaçadas do planeta, pouco se sabe sobre o efeito da fragmentação na sua biodiversidade. A influência da fragmentação sobre a distribuição de mamíferos carnívoros foi avaliada por meio de armadilhas fotográficas na região de Aruanã, Goiás. Foram registradas 8 espécies de carnívoros em 10 dos 13 fragmentos amostrados. Área e isolamento não exerceram influência significativa na distribuição dessas espécies. Alguns carnívoros de grande porte como a onça-pintada foram registrados tanto em fragmentos grandes quanto em pequenos. Isso não significa que suportem populações viáveis, mas que podem ser utilizados, eventualmente, como fonte temporária de recursos. Uma análise mais acurada da paisagem pode indicar as condições de permanência dessas espécies na região, em especial aquelas de maior porte ou as ameaçadas de extinção.
Palavras-chave: fragmentação, Cerrado, área, isolamento, carnívoros.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.