Resgate e translocação de Oncidium warmingii (Orchidaceae), espécie ameaçada de extinção de campo rupestre ferruginoso
DOI:
https://doi.org/10.4013/4736Resumo
A viabilidade de projetos de resgate e translocação de Oncidium warmingii (Orchidaceae), uma espécie de campo rupestre ameaçada de extinção, foi avaliada segundo duas metodologias de reintrodução: a translocação direta dos indivíduos para a área de reintrodução e a translocação indireta, que consiste no cultivo prévio em casa de vegetação, antes da translocação para a área de reintrodução. As 29 plantas resgatadas foram monitoradas por 15 meses, para avaliação da sobrevivência, da taxa de crescimento em número de bulbos e da proporção de bulbos vegetativamente ativos. Ao final do período de monitoramento, as plantas translocadas diretamente para a área de reintrodução apresentaram maiores índices nos três parâmetros avaliados. O método de translocação indireto mostrou-se menos eficiente, principalmente na fase de transferência das plantas da casa de vegetação para a área de reintrodução. Tal fato indica ser necessário o emprego de técnicas de enrustecimento para garantir que as plantas se adaptem melhor ao campo, quando transferidas da casa de vegetação. De uma maneira geral, a espécie estudada demonstrou boa tolerância à translocação, tanto diretamente ao ambiente quanto com cultivo prévio em casa de vegetação. O sucesso do resgate de O. warmingii deve servir de estímulo a ações semelhantes com outras espécies endêmicas e ameaçadas, em áreas destinadas ao desenvolvimento de atividades antrópicas que resultem na supressão da vegetação nativa.
Palavras-chave: espécies ameaçadas, conservação, reintrodução, orquídeas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.