POSTURA E OBSERVAÇÃO DOS OVOS DE TROPIDODRYAS SERRA (SCHLEGEL, 1837)
DOI:
https://doi.org/10.4013/16228Resumo
Tropidodryas serra é uma serpente endêmica da Mata Atlântica brasileira e apesar da sua ampla distribuição, pouco é conhecido sobre sua ecologia. Tropidodryas serra é uma serpente ovípara, mas poucos são os dados existentes sobre ciclo reprodutivo. Neste trabalho, apresentamos o primeiro relato de oviposição de T. serra em cativeiro com sucesso na eclosão dos filhotes. Uma fêmea grávida de T. serra foi capturada na área da Organização Não Governamental (ONG) Projeto Dacnis, município de Ubatuba-SP, e mantida em cativeiro. Foi acompanhada a postura de sete ovos e desenvolvimento dos filhotes. Os ovos (4x1,35 cm) eclodiram em 90 dias, com 6 neonatos saudáveis e 1 natimorto.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.