Empreiteiras sob um olhar global: notas sobre os processos de internacionalização da Construtora Norberto Odebrecht, Acciona e Dragados y Construcciones S.A. (1966 – 2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/hist.2024.281.08

Resumo

Esse trabalho traz algumas notas sobre um estudo comparativo entre os processos de internacionalização das construtoras Norberto Odebrecht, do Brasil, e das espanholas Dragados y Construcciones e Acciona, entre 1966 e 2014. Tomando por base trajetórias particulares desses grupos empresariais, projeta-se um diálogo com paradigmas de uma historiografia empresarial que não apenas dê conta de identificar pontos de convergência em práticas de internacionalização, mas que as situe sob um arco estrutural que negrite o aspecto desigual do desenvolvimento capitalista global. Para tanto, há uma combinação entre análise de bibliografia sobre o tema, documentos disponibilizados pelas empresas e relatórios produzidos por consultorias do tema. Dessa maneira, a nota de pesquisa se organiza em três seções: na primeira temos a apresentação e delimitação do problema de pesquisa; a segunda seção trata da importância de paradigmas totalizantes e globais para o estudo desses grandes grupos econômicos; por fim, a terceira seção aborda a questão das fontes.

Biografia do Autor

Pedro Giovannetti Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em História. Km 07, Zona Rural, BR-465, Seropédica - RJ, 23890-000.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Edição

Seção

Notas de Pesquisa