Empreiteiras sob um olhar global: notas sobre os processos de internacionalização da Construtora Norberto Odebrecht, Acciona e Dragados y Construcciones S.A. (1966 – 2014)
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2024.281.08Resumo
Esse trabalho traz algumas notas sobre um estudo comparativo entre os processos de internacionalização das construtoras Norberto Odebrecht, do Brasil, e das espanholas Dragados y Construcciones e Acciona, entre 1966 e 2014. Tomando por base trajetórias particulares desses grupos empresariais, projeta-se um diálogo com paradigmas de uma historiografia empresarial que não apenas dê conta de identificar pontos de convergência em práticas de internacionalização, mas que as situe sob um arco estrutural que negrite o aspecto desigual do desenvolvimento capitalista global. Para tanto, há uma combinação entre análise de bibliografia sobre o tema, documentos disponibilizados pelas empresas e relatórios produzidos por consultorias do tema. Dessa maneira, a nota de pesquisa se organiza em três seções: na primeira temos a apresentação e delimitação do problema de pesquisa; a segunda seção trata da importância de paradigmas totalizantes e globais para o estudo desses grandes grupos econômicos; por fim, a terceira seção aborda a questão das fontes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.