Editorial
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2024.262.01Resumo
O Instituto de Cultura Digital (ICD) nasce no Programa de Pós-Graduação de Ciências da Comunicação da Unisinos, pela percepção de alguns pesquisadores, de que o conhecimento produzido por suas atividades científicas extrapola o ambiente acadêmico. Com o objetivo de ampliar as conexões com outros públicos para além da comunidade acadêmica o ICD trabalha para desenvolver sujeitos, coletivos e organizações no âmbito dos desafios da Cultura Digital, a partir das competências de pesquisa instaladas e desenvolvidas nos grupos de pesquisa LIC - Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento e TCAv Audiovisualidades da Tecnocultura.
A partir da produção do conhecimento resultado das pesquisas produzidas pelos pesquisadores e pesquisadoras, as ações e projetos do instituto estão inseridas no mercado da indústria criativa e é com os atores que fazem parte desse mercado que o ICD se conecta e dialoga através do trabalho que desenvolve. A ênfase das atividades que são realizadas no ICD está no diagnóstico de cenários e tendências, na capacitação de organizações, coletivos, indivíduos e na construção de soluções de recomendação para processos interacionais que se estabelecem em contextos mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação. Dessa forma, o ICD tem atuado para ser um espaço de construção de conhecimento e pesquisa sobre a cultura digital no contexto da indústria criativa.
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