O esporte mais antivírus do mundo?
Enquadramentos sobre a prática profissional de esports durante a pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.01Resumo
Este estudo discute a produção de enquadramentos sobre as mudanças e impactos na prática profissional de esports durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19. As considerações baseiam-se em um conjunto de relatórios de consultoras, comunicados de desenvolvedoras e matérias publicadas pela imprensa especializada no Brasil e no exterior. A partir de uma análise de enquadramento hermenêutica, identifica-se a ocorrência de quatro orientações discursivas, assim denominadas: suspensão, imunidade, imaterialidade e reconfiguração. Além da importância da materialidade e do espaço físico para a prática dos esports, já mencionada na literatura anterior, a análise destacou a centralidade da espetacularização da mídia para a viabilização do esporte profissional em um contexto capitalista. As restrições impostas pela pandemia também destacaram que, embora amplamente mediada, essa espetacularização depende fortemente da convergência das pessoas para um único local físico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.