Para a crise do jornalismo, “jornalismo de soluções”?

Apontamentos a partir da experiência do Grupo RBS

Autores

  • Felipe Moura de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Carolina Monego Lins Pastl Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Isadora Smaniotto Garcia

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.09

Resumo

O artigo reflete sobre a crise do jornalismo, marcada pela perda de credibilidade, a partir do chamado jornalismo de soluções. São evocados dois procedimentos: entrevista com Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS (RS); e análise, com base no protocolo da Solutions Journalism Network, de duas reportagens publicadas no portal GZH. É uma tentativa de aferir a pertinência dessas iniciativas como manifestações concretas do conceito de mediação qualificada. A suspeita é de que, como postura frente à representação dos acontecimentos, o jornalismo de soluções pode se constituir como alternativa de enfrentamento à crise – embora ainda sejam iniciativas incipientes, do que decorre a necessidade de avanço do nível conceitual ou de marketing (no relacionamento com seus públicos) às práticas jornalísticas. É preciso ressalvar, finalmente, a natureza ensaística do artigo, o que torna suas inferências ainda insuficientes para uma conclusão mais definitiva.

Biografia do Autor

Felipe Moura de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos), linha de pesquisa Linguagem e Práticas Jornalísticas, com tese que discute processos sociais e suas implicações sobre o jornalismo contemporâneo a partir de incursões às redações dos jornais Folha de S. Paulo (Brasil), El País (Espanha) e The New York Times (EUA); autor de "La semiosis de la noticia: Movimientos sociales en red y crisis del periodismo" (Barcelona: Editorial UOC, 2018). Professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Co-líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Jornalismo Digital (JorDi). Foi repórter correspondente do jornal Correio do Povo (RS), gerente de redação do Portal novohamburgo.org e diretor de conteúdo na Versão Final Comunicação. Experiência também em revista e televisão.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres