Para a crise do jornalismo, “jornalismo de soluções”?
Apontamentos a partir da experiência do Grupo RBS
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.09Resumo
O artigo reflete sobre a crise do jornalismo, marcada pela perda de credibilidade, a partir do chamado jornalismo de soluções. São evocados dois procedimentos: entrevista com Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS (RS); e análise, com base no protocolo da Solutions Journalism Network, de duas reportagens publicadas no portal GZH. É uma tentativa de aferir a pertinência dessas iniciativas como manifestações concretas do conceito de mediação qualificada. A suspeita é de que, como postura frente à representação dos acontecimentos, o jornalismo de soluções pode se constituir como alternativa de enfrentamento à crise – embora ainda sejam iniciativas incipientes, do que decorre a necessidade de avanço do nível conceitual ou de marketing (no relacionamento com seus públicos) às práticas jornalísticas. É preciso ressalvar, finalmente, a natureza ensaística do artigo, o que torna suas inferências ainda insuficientes para uma conclusão mais definitiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.