“Luís Hamilton é brasileiro!!”:
enquadramentos da vitória de Lewis Hamilton no GP Brasil 2021 em comentários do Youtube
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.04Resumo
Em 14 de novembro de 2021, ao vencer o Grande Prêmio do Brasil, o piloto britânico Lewis Hamilton celebrou erguendo uma bandeira brasileira, gesto semelhante ao de Ayrton Senna. O fato foi amplamente coberto pela mídia. Mas como o público interpretou essa ação? Este artigo delineia alguns dos enquadramentos construídos pela audiência em relação ao gesto de Hamilton, tomando como base 987 comentários às notícias publicadas pelo grupo Bandeirantes, responsável pela transmissão, no YouTube. A partir de análise dos comentários, observaram-se três principais enquadramentos referentes à atitude do piloto: (1) pessoal: Hamilton como um “segundo Senna”, tendo vencido por causa dessa inspiração; (2) político: o uso da bandeira foi definido tanto como “esquerdista” quanto “direitista”; (3) religioso: Hamilton teria vencido devido ao uso de atributos divinos. Esses pontos são discutidos a partir de alguns dos pressupostos da análise de enquadramento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.