Vacinas contra a COVID-19 e o combate à desinformação na cobertura da Folha de S. Paulo
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.232.03Resumo
Desde que a COVID-19 foi confirmada como uma pandemia de proporções globais, em março de 2020, o mundo passou a acompanhar com grande expectativa o desenvolvimento de uma vacina que colocasse fim a uma crise sanitária que alterou drasticamente o cotidiano das pessoas. Na esteira dos resultados dos testes com imunizantes fabricados por empresas farmacêuticas de diversos países, começaram a circular com mais intensidade as notícias falsas e enganosas sobre a vacina, exigindo da imprensa um trabalho de checagem e refutação desse conteúdo. Neste artigo, analisamos 41 textos publicados pelo jornal Folha de S. Paulo em 2020 que tiveram como foco o enfrentamento à desinformação sobre a vacina contra a COVID-19, a partir dos enquadramentos, das características dos textos jornalísticos, da presença das agências de fact-checking e classificações utilizadas, das principais fontes acionadas e das mídias sociais mencionadas. O frame Bioético e Jurídico foi predominante, destacando a dicotomia entre verdadeiro e falso, certo e errado, científico e não científico. O outro frame identificado foi Política Pública e Estratégia Política, evidenciando as disputas de poder de atores políticos e os embates ideológicos em torno da vacina. A análise revela a importância da interlocução entre jornalismo e ciência em uma emergência de saúde pública e de uma prática profissional que tenha como base a evidência científica, a pluralidade de fontes e a importância da vacinação para a saúde coletiva.
Palavras-chave: fact-checking; fake news; COVID-19; vacina; jornalismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.