A presença da infografia no jornalismo brasileiro - proposta de tipologia e classificação como gênero jornalístico a partir de um estudo de caso
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de organização tipológica da infografia, bem como a sua classificação como uma modalidade do gênero informativo, tomando como ponto-de-partida o estudo de caso de 10 anos das revistas Superinteressante e Saúde, publicações da Editora Abril internacionalmente premiadas pelo uso diversificado da infografia. A partir daí, propõe-se uma discussão mais ampla que se aplique ao infográfico de um modo geral e não apenas àqueles tradicionalmente usados em publicações ligadas ao jornalismo científico. Este trabalho é um dos resultados da pesquisa “O uso da infografia no jornalismo científico brasileiro”, desenvolvida no âmbito do NUPEJOC/UFSC.
Palavras-chave: jornalismo, infográficos, gêneros jornalísticos, jornalismo científico.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.