Plataformização do telejornalismo

Uma análise sobre os procedimentos adotados na cobertura da TV Globo na invasão dos poderes em Brasília (2023)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2024.262.04

Abstract

This study explores the platformization of TV news and the evolving distribution strategies of news on platforms like online social networks. To achieve our objective, we analyze TV Globo's coverage of the attack on Brazil's federal government buildings in the capital, Brasília, on January 8, 2023. The methodology is grounded in an exploratory study and involves manual extraction of information from TV Globo's digital platforms, as well as the Instagram accounts of TV news programs Fantástico and Jornal Nacional. We analyze the data in light of existing research on changes in the distribution of TV news and Platform Studies. The results indicate that the platformization of TV news is characterized by challenges in content control and commercialization of news.

Author Biographies

Carolina Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Sociologia pela mesma universidade. Professora do Departamento de Comunicação Social e membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Autora do livro Admirável Comunicação Nova: Um estudo sobre a comunicação nas distopias literárias. Realiza pesquisas sobre comunicação, ambientes virtuais e inteligências artificiais.

Adriano Austeclínio Pádua dos Santos

Doutorando em comunicação social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em comunicação social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Marketing pela Faculdade de Administração da Universidade de Pernambuco. Estrategista digital pela ESPM SP. Graduado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. É co-autor do livro "Projeto Conexões: os impactos das novas mídias na comunicação - artigos acadêmicos e relatos profissionais" publicado pela Companhia Editora de Pernambuco em 2018 com o relato profissional "Os desafios das estratégias de gestão em redes sociais." Em 2020, contribuiu com a coleta de dados para o livro "Theory, Development, and Strategy in Transmedia Storytelling," lançado em 2020. É doutorando do PPGCOM/UFPE.

Published

2024-11-23