Transparency and journalistic ethics: analysis of deontological codes in the largest Latin American news markets

Authors

  • Rogério Christofoletti Professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dairan Paul Doutorando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (UFSC/PPGJOR)
  • Denise Becker Mestre em Jornalismo no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.08

Abstract

Transparency has been an unavoidable topic in public debate since the 1980s as a rescue of part of the credibility lost by institutions. The clamor for transparency extends beyond governments and reaches the corporate environment, including the media. In this paper, we analyze the presence of transparency and accountability in 20 codes of ethics of the largest consumer markets in Latin America. The results show that, in general, the willingness to be more transparent is concentrated on superficial aspects. Latin American codes of ethics rarely encourage journalists to describe production processes and are still a long way from media accountability.

Author Biographies

Rogério Christofoletti, Professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

É jornalista, mestre em Linguística e doutor em Ciências da Comunicação. Como pesquisador, já desenvolveu projetos com financiamento da UNESCO, UOL, CNPq, EBC, ANDI e Fapesc. Foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (2002-2004) e coordenou a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi, 2005-2009). Foi ainda membro do Conselho Científico da SBPJor (2009-2011). Desde 2009 é um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) e editor da revista Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC). De 2012 a 2014, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Em 2010, venceu o Prêmio Luiz Beltrão/Intercom na categoria Liderança Emergente. É consultor ad-hoc de CNPq, Capes e Fapesc.

Dairan Paul, Doutorando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (UFSC/PPGJOR)

Doutorando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (UFSC/PPGJOR)

Denise Becker, Mestre em Jornalismo no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC)

Mestre em Jornalismo no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC)

Published

2021-12-16