The rewatching of mexican telenovelas in Brazil:

a case study of A Usurpadora and Rubi

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.04

Abstract

This article argues about the practice of rewatching the mexican telenovelas shown on Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). The survey focused on viewers who watched the reruns of “A Usurpadora” (1998) and “Rubi” (2004), transmitted in the years 2016 and 2017. Based on the data collected, the concept of “rewatching” proposed by Mittell (2006) is reviewed, taking into account the particularities of the object of study and the public. We identified five new forms of rewatching associated with the viewers studied, thus contributing to a complexification of this concept when used in different sociocultural contexts.

Author Biographies

Joana d'Arc de Nantes Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pela mesma instituição. Formada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Estudos de Mídia na mesma universidade. Entre os anos de 2014 e 2016 foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) atuando nos projetos "Famosos online: uma análise das dinâmicas entre fãs e celebridades na era da Web 2.0" e "A celebridade enquanto prática: Uma análise das dinâmicas entre fãs e celebridades na contemporaneidade" sob orientação do Prof. Dr. Bruno Roberto Campanella. Participa do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (NEMACS), coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Roberto Campanella e pela Profa. Dra. Carla Fernanda Pereira Barros. Também faz parte do TeleVisões - Núcleo de Pesquisa em Televisão e Novas Mídias, coordenado pela Profa. Dra. Ariane Diniz Holzbach e pela Profa. Dra. Mayka Castellano. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: estudos culturais; recepção; televisão; telenovela; cultura fã; dentre outros temas.

Bruno Campanella, Universidade Federal Fluminense

Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do departamento de Estudos Culturais e Mídia, ambos da Universidade Federal Fluminense. Realizou pós-doutoramento na London School of Economics and Political Science, LSE (2017), onde foi co-coordenador da rede de "visiting fellows" do Departamento de Mídia e Comunicação. Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2010), mestre em Comunicação Transnacional e Mídia Global pelo Goldsmiths College, University of London (2002) e graduado em Engenharia Mecânica (especialização em Produção) pela PUC-RJ (1997). Ganhador em 2011 do Prêmio Compós de melhor tese de doutorado, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ nível 2, Jovem Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2015, coordenador do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (NEMACS), grupo de pesquisa do CNPQ, coordenador do GT Comunicação e Sociabilidade da Compós (2016-2017), editor da revista Ciberlegenda do PPGCOM/UFF (2012-2015) e editor convidado da revista Contracampo, também do PPGCOM (2019). Mantém interesse nas seguintes áreas de pesquisa: processos de reconhecimento em plataformas digitais; midiatização e produção de subjetividade; práticas de criação de visibilidade nas mídias; estudos de televisão e reality show.

Published

2021-12-16