“This is your digital life”: redes, mídias sociais e o impacto do caso Cambridge Analytica na Política de Dados do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.233.11Abstract
O artigo aborda os papéis do Facebook como rede social, mídia social e ator social e como a plataforma se posiciona entre tais conceitos, especialmente após o escândalo da consultoria Cambridge Analytica em 2018. Neste contexto, o objetivo é identificar a relação entre a Política de Dados do Facebook, o caso Cambridge Analytica e a ambiguidade conceitual que a empresa apresenta. Especificamente, se busca delimitar a multiplicidade do Facebook como rede social, mídia social e ator social. A partir de pesquisa bibliográfica, permite-se a discussão teórica sobre a distinção e integração dos conceitos que definem o Facebook e regem a utilização de dados da plataforma. Logo, problematiza-se como o escândalo examinado age sobre o uso de registros dos indivíduos. Como metodologia, aplica-se a análise de discurso da Política de Dados pré e pós-Cambridge Analytica para verificar a efetividade das atualizações realizadas pela empresa e se elas reconfiguram a relação da empresa com os seus dados. Os resultados trazem observações a respeito da coleta de dados e da relação que ela possui com a estrutura do Facebook
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Fronteiras - estudos midiáticos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.