O processo de sacralização do filme: o produto e o evento
DOI:
https://doi.org/10.4013/930Resumo
Neste artigo, verificamos o processo de sacralização pelo qual o produto midiático religioso passa. Observamos isso através do
comportamento dos produtores e atores (Cecil B. DeMille, Sidney Ollcott, Mel Gibson, George Stevens, etc.) durante o processo
de feitura do filme e do comportamento dos espectadores diante do seu visionamento. Observamos ainda o aspecto de uso social do produto midiático. Verificamos ao longo do texto se o conceito de Arte Sagrada de Burkhardt se aplica ao filme religioso.
Palavras-chave: cinema, filme religioso, comportamento, arte sacra.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.